Cidadania italiana jus sanguinis: como funciona?

A lei italiana prevê a possibilidade de ser cidadão de mais de um país, ou seja, o direito à dupla ou múltipla cidadania. Uma das formas mais comuns para isso é através da cidadania italiana jus sanguinis (também conhecida como jure sanguinis, iure sanguinis ou até mesmo ius sanguinis).

Essa dupla cidadania tem várias vantagens, tais como a possibilidade de viver em dois países diferentes e permitir que as pessoas viajem mais livremente pelo mundo. 

As características são ainda mais vantajosas para cidadãos de países onde é necessário um visto de entrada para poder entrar em outras nações. 

Afinal, nem todos os passaportes são iguais. Alguns passaportes, incluindo o passaporte italiano, permitem a entrada na maioria dos países sem a necessidade de um visto específico, enquanto outros passaportes não proporcionam tal privilégio.

Para saber mais sobre esse assunto, acompanhe o artigo até o final!

Cidadania italiana jus sanguinis e o poder do passaporte

De acordo com a classificação anual que mede os passaportes com base no número de países aos quais eles oferecem acesso sem visto, o Passaporte Italiano ocupa o 3º lugar, concedendo entrada a 175 países sem obter um visto prévio (o 1º concede entrada a 177 países). 

O passaporte italiano permite aos nacionais viajar e se estabelecer em qualquer Estado da UE sem formalidades desnecessárias.

Há várias maneiras de adquirir a cidadania italiana: por casamento, por residência ou por motivos de descendência de um cidadão italiano. 

Adquirir a cidadania italiana jus sanguinis garante o direito de voto e de elegibilidade nas eleições, de realizar atividades reservadas aos cidadãos italianos e de recorrer à embaixada italiana em qualquer outro país em caso de necessidade.

Antes de listar outros direitos e deveres decorrentes da aquisição da cidadania italiana, deve ser feita uma distinção entre cidadãos italianos residentes na Itália e cidadãos italianos residentes no exterior.

Pontos importantes da cidadania jus sanguinis

Tributação

Deve ser especificado que, em matéria tributária, a Lei italiana adotou o princípio da “Tributação Mundial” e o princípio da “territorialidade” da renda. 

De acordo com o princípio da “World Wide Taxation”, todos os rendimentos auferidos na Itália e no exterior por um nacional residente estarão sujeitos à tributação na Itália, enquanto os nacionais italianos estabelecidos no exterior deverão pagar impostos sobre os rendimentos auferidos na Itália apenas.

Assistência médica italiana

O serviço de saúde italiano oferece assistência médica gratuita a todos os cidadãos italianos residentes na Itália. 

Tais cidadãos recebem o Cartão Italiano de Seguro de Saúde que garante o acesso aos cuidados médicos. 

Os italianos residentes no exterior não recebem o Cartão de Saúde, e têm acesso aos cuidados médicos italianos somente em caso de emergência extrema.

Motivos para a negação

A concessão da cidadania italiana por casamento ou residência está sujeita à discricionariedade da administração pública, que pode negá-la no caso de o estrangeiro ter antecedentes criminais.

Tal disposição não se aplica aos requerentes da cidadania italiana por descendência e aos nacionais que readquiriram a cidadania.

Prazos

A legislação atual prevê diferentes prazos para a solicitação da cidadania italiana. 

No caso de solicitação da cidadania por descendência (linha masculina ou feminina), não há período de espera, o que significa que o estrangeiro pode solicitar a qualquer momento um passaporte italiano.

Filhos e cônjuge

Os filhos de um estrangeiro solicitando a cidadania por descendência adquirem automaticamente a cidadania italiana, enquanto o cônjuge pode solicitar imediatamente a cidadania italiana pelo casamento.

Procedimento

O cidadão estrangeiro pode requerer o reconhecimento da cidadania italiana por descendência a qualquer momento. 

Caso o requerente seja residente na Itália, o pedido deverá ser apresentado à prefeitura italiana competente. 

Se o requerente for residente no exterior, tal pedido deverá ser apresentado no Consulado territorialmente competente. 

Ao solicitar, o estrangeiro deve fornecer toda a documentação exigida por lei relativa a seus antepassados, desde o antepassado italiano até o próprio requerente.

Como conseguir a cidadania italiana jus sanguinis

O procedimento consiste em 2 etapas:

  • Etapa 1. Apresentação do pedido de cidadania em papel perante a prefeitura ou o consulado italiano competente.
  • Etapa 2. Finalização do procedimento e concessão da cidadania italiana desde o nascimento

A lei prevê que o procedimento de cidadania perante o Consulado italiano seja finalizado dentro de 24 meses após a solicitação.

A Docitaly é uma empresa líder em Direito de Imigração e Cidadania que oferece uma ampla gama de serviços integrados adaptados às necessidades de cada Cliente. 

Prestamos assistência aos nossos clientes com os pedidos de cidadania tanto na Itália como no país de residência do requerente, trabalhando em estreita colaboração com o Tribunal de Roma.

Não acreditamos que alcançar o resultado desejado pelo cliente seja suficiente; o nosso objetivo é exceder as expectativas deles, cuidando de cada detalhe. 

Vemos nossos clientes como pessoas, e não como números, com diferentes origens culturais, personalidades e expectativas. 

Nosso objetivo é compreender as necessidades de cada pessoa, a fim de fornecer um serviço sob medida que torne o processo de aplicação positivo e sem estresse.
Entre em contato com a nossa assessoria para obter mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *