Vantagens da cidadania italiana: as 10 maiores!

Quando você é um cidadão duplo do Brasil e da Itália, você pode tirar proveito de todas as vantagens da cidadania italiana. 

Assim, você perceberá rapidamente que os benefícios da obtenção da dupla cidadania italiana podem superar em muito os custos. 

Além disso, uma vez obtida com sucesso a cidadania italiana, você poderá mantê-la para sempre e passá-la de geração em geração automaticamente para que todas as gerações futuras tenham a oportunidade de aproveitar os seguintes benefícios.

Se você deseja ter todos os benefícios que iremos apresentar, conheça o serviço de assessoria da Docitaly para obter cidadania italiana!

Top 10 vantagens da cidadania italiana

1. Benefícios da viagem

Um dos benefícios mais significativos da dupla cidadania italiana é a capacidade de viajar, trabalhar e viver em QUALQUER dos 28 países da União Europeia.

Incluindo: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Irlanda, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Romênia, Espanha, Eslováquia, Eslovênia, Suécia e Reino Unido.

Desde 2008, a maioria dos cidadãos da UE tornou-se membro do Acordo de Schengen, que permite viagens gratuitas na nação, bem como outros benefícios. 

As pessoas com dupla cidadania se sentem mais seguras quando viajam ao exterior e não enfrentam restrições e podem tirar proveito das proteções dos consulados e diplomatas dos estados membros como se fossem nacionais do estado.

2. Vantagens da cidadania italiana em relação ao emprego

Os empregadores sabem como é vantajoso para eles contratar pessoas que possuem dupla cidadania. 

Por exemplo, empresas internacionais com escritórios em todo o mundo podem enviar cidadãos duplos para e do país sem a necessidade de solicitar e pagar por um visto de trabalho. 

Os benefícios da cidadania italiana combinados com a cidadania americana abrem muitas portas para você em sua carreira, pois há mais empregos na Itália para cidadãos com dupla nacionalidade.

3. Benefícios educacionais

O sistema educacional italiano é muito acessível, e ser cidadão do país significa que você e seus filhos podem estudar na Itália, pagando as taxas escolares da UE que são muito mais acessíveis do que as universidades do Brasil.

As mensalidades universitárias em muitos países europeus são completamente gratuitas para estudantes da UE.

Quando você é um cidadão italiano, você pode se matricular em qualquer universidade da UE como se você fosse um nacional. 

Existem mais de 1.300 programas de ensino superior com taxas de matrícula acessíveis ou sem taxas.

4. Vantagens da cidadania italiana são hereditárias

Uma das maiores razões pelas quais as pessoas escolhem tornar-se cidadãos italianos são os benefícios para seus filhos.

Você é capaz de passar a cidadania italiana para seus filhos em uma linha ininterrupta que muitos vêem como o presente que continua a dar.

5. Benefícios de proteção

Aqueles com dupla cidadania se sentem muito mais seguros quando viajam ao exterior. 

Quando você viaja ao exterior, pode pedir ajuda e orientação a dois consulados, já que será o cidadão de ambos os países. 

Enquanto for cidadão da UE, e viajar dentro de qualquer país da UE, você tem a proteção garantida pela Convenção Européia sobre Direitos Humanos. 

A Convenção Européia de Direitos Humanos (CEDH) é um conjunto de leis e diretrizes que protege os direitos humanos das pessoas em países que pertencem ao Conselho da Europa. 

Além disso, você está protegido pelos direitos de privacidade, conforme redigidos pelo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) em 25 de maio de 2018 e é projetado para proteger as informações pessoais dos indivíduos.

6. Benefícios para a saúde

O sistema de saúde italiano é um dos melhores e mais acessíveis do mundo. 

Assim, um dos benefícios mais significativos da cidadania italiana que estará disponível para você é um sistema de saúde de qualidade acessível.

Você também pode solicitar o recebimento gratuito de um Cartão Europeu de Seguro Saúde, que lhe permite o direito de buscar serviços de saúde quando você precisar. 

Se você estiver temporariamente em outro país, o Estado reconhecerá o seguro italiano e os custos são os mesmos (às vezes gratuitos) como se você estivesse segurado para aquele país em particular.

7. Vantagens da cidadania italiana para compra de propriedade

Quando você tem dupla cidadania italiana, você pode comprar e alugar um imóvel no país com muito menos dificuldade.

A situação se reverberará caso você deseje adquirir propriedades em alguns países da UE.

8. Vantagens da votação

A Constituição italiana dá aos cidadãos italianos a oportunidade de votar, mesmo que não vivam no país. 

Você poderá votar para representantes no Senado da República e na Câmara dos Deputados para candidatos na Circoscrizione Estero

Se você mora no país, poderá votar em candidatos em sua cidade italiana.

9. Cidadania italiana automática para crianças menores de 18 anos e futuras gerações

Se seu pedido de cidadania italiana for aprovado, qualquer criança com menos de 18 anos de idade receberá automaticamente a cidadania. 

Você não precisa preencher outro requerimento para obter essa cidadania. 

Esta cidadania lhes dá todos os benefícios que você está autorizado a usufruir – educação, carreira, viagens, saúde, etc. 

Para mais informações, acesse nosso artigo sobre cidadania italiana para filhos?

10. Reconecte-se com sua herança italiana

Uma razão pela qual muitos italianos deixaram o país foi para proporcionar a seus filhos uma vida melhor. 

Enquanto seus pais, avós ou bisavós partiram, isso não significa que não amam a Itália e têm fortes laços com sua herança italiana. 

Eles ainda levaram com eles suas tradições e crenças culturais. Estas foram transmitidas de geração em geração.

Conclusão sobre as vantagens da cidadania italiana

Como você pode ver, há inúmeras vantagens da cidadania italiana.

Aqui neste artigo apresentamos só 10, mas poderíamos nos alongar muito neste tema.

Se você tiver alguma dúvida sobre o processo para a dupla cidadania italiana, contrate nossa assessoria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *