Documentos Para Cidadania Italiana: O Guia Completo!

Apesar de você encontrar por aí bastante informação sobre quais são os documentos para cidadania italiana, nós da Docitaly precisamos dar nosso toque especial.

Então o intuito deste artigo será fazer um apanhado geral do processo e, obviamente, incluir quais são os documentos para cidadania italiana.

Em nosso serviço “assessoria cidadania italiana”, fazemos todo esse processo de orientação, mas de uma maneira totalmente individualizada. 

Muito bem! Todos prontos? 

Pois então vamos lá! Tenha uma ótima leitura.

Ponto crucial sobre os documentos para obter a cidadania italiana

Como solicitar a cidadania italiana envolve alguns passos importantes.

Em primeiro lugar, você que está buscando saber quais são os documentos para cidadania italiana, precisa encontrar quem foi o seu antepassado que deu origem à linhagem familiar ítalo-brasileira.

Assim, ficará constatado que você tem direito jus sanguinis, isto é, direito de sangue à cidadania italiana.

Para que esse processo seja bem-sucedido é necessário que você faça um esforço para recolher o máximo de informações possíveis sobre a sua árvore genealógica.

Pode ser que conversar com familiares te ajude na definição dos “ramos” até chegar ao familiar pioneiro, por assim dizer.

Mas como nem sempre é fácil encontrar quem é o familiar nascido na Itália, muitas pessoas acabam desistindo neste ponto, o que é uma pena, uma vez que muitas vezes seria possível encontrar os documentos dessa pessoa.

Por isso, se você está tendo alguma dificuldade nesse processo de localização dos documentos do seu antepassado italiano, que tal contar com uma empresa que tem uma taxa de sucesso altíssima e que já encontrou mais de 

E mais, se nós da Docitaly não encontrarmos os documentos do seu antepassado para sua cidadania italiana, reembolsaremos seu dinheiro, retendo somente os valores relativos aos custos administrativos.

Parece uma boa ideia, não é?

Pois então conheça já o nosso serviço de pesquisa de certidão italiana

Ok, visto esse ponto crucial sobre os documentos para obter a cidadania italiana, podemos prosseguir para o próximo tópico.

Quais são os documentos para obter a cidadania italiana

Uma vez localizado o seu familiar primeiro, por assim dizer, você pode dar entrada na busca mais aprofundada pelos documentos necessários para dupla cidadania italiana.

Se a primeira pessoa da sua família que veio ao Brasil foi uma mulher, você terá que se informar sobre como funciona a obtenção da cidadania italiana por via materna. 

Afinal, neste caso há algumas particularidades importantes que podem interferir no seu processo de aquisição da dupla cidadania italiana.

No nosso artigo “como tirar a cidadania italiana via materna” explicamos o passo a passo sobre isso.

Por outro lado, caso o antecessor familiar que nasceu na Itália e veio ao Brasil seja um homem, basta que você busque conseguir os seguintes documentos:

Certidão de nascimento (ou de batismo)

Este é sem dúvidas o momento mais difícil do processo de obtenção da cidadania italiana.

Isso acontece porque muitas vezes é difícil encontrar a comune na qual o seu antepassado foi registrado.

Além disso, muitas pessoas não conhecem o fato de que, caso o primeiro familiar que veio da Itália ao Brasil tenha nascido antes de 1871, não haverá registros na comune, mas sim em uma das paróquias da região onde ele nasceu.

Nesse caso, não será encontrada a certidão de nascimento, mas sim a certidão de batismo, a qual é igualmente eficaz como documento para obtenção da cidadania italiana.

Para certificar que você compreendeu bem, é necessário antes de tudo coletar o máximo de informações sobre o local onde seu familiar nasceu, pois isso será levado em conta na busca pela localização da certidão de nascimento dele.

Como dissemos antes, nós da Docitaly somos especialistas em transformar as informações que você tem em resultados concretos, tendo uma taxa de sucesso no encontro da certidão de 90% e mais de 3500 documentos localizados.

Para mais informações, clique aqui!

Certidão de óbito

Além da certidão de nascimento, um dos documentos necessários para a cidadania italiana é a certidão de óbito.

No entanto, a boa notícia é que, uma vez que a certidão de nascimento (ou a de batismo) foi encontrada, é muito mais simples, na maioria das vezes, encontrar a de óbito.

Vale destacar que aqui entra a necessidade de investigação da família para saber qual foi o local onde faleceu seu antenato.

Uma vez localizado o local de óbito dele e quiser saber como proceder, contrate o nosso serviço de assessoria para cidadania italiana que podemos orientar qual o melhor caminho para seu caso!

Certidão de casamento

É necessário mostrar ao Tribunal de Roma (no caso da obtenção da dupla cidadania pela via judicial contra as filas dos Consulados Italianos) que seu antenato casou-se e então sua família se estabeleceu no Brasil.

Pode ser mais fácil de encontrar esse documento caso sua família não tenha se dissolvido espacialmente.

No entanto, com o advento das redes sociais, é possível, por exemplo através do sobrenome, localizar onde estão as pessoas que podem te dar mais informações.

Certidão Negativa de Naturalização (CNN)

Embora todos os documentos até então citados sejam essenciais para a obtenção da sua cidadania italiana, a Certidão Negativa de Naturalização (CNN) é especialmente importante.

Afinal, é a CNN que irá provar que seu antenato não decidiu, por qualquer motivo, se naturalizar italiano.

Se isso aconteceu, infelizmente você perde seu direito à dupla cidadania.

Antecedente criminal

Talvez o documento mais fácil de todos seja este.

Você, requerente à dupla cidadania, precisa provar para a Justiça Italiana que você não tem envolvimento com crimes.

Assim que você juntar todos esses documentos, estará pronto para dar entrada no processo!

Conclusão sobre os documentos para cidadania italiana

Em suma, os seguintes documentos são necessários para a cidadania italiana:

  • Certidão de nascimento (ou de batismo, no caso do familiar que nasceu da Itália)
  • CNN (somente do familiar que nasceu da Itália)
  • Certidão de óbito
  • Antecedente criminal (no caso do requerente à cidadania italiana)

Vale ressaltar que, com exceção da CNN e do antecedente criminal, você deve juntar todos os outros documentos para todos os homens da linhagem.

Ou seja, se o seu antepassado que veio ao Brasil foi seu bisavô, é necessário obter a certidão de nascimento, casamento e óbito (se houver) também do seu avô, do seu pai e, é claro, sua também.

Esperamos que tenha ficado claro quais são os documentos para cidadania italiana e como cada um se insere no processo de obtenção da dupla cidadania!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *