Como solicitar a cidadania italiana passo a passo

Com o objetivo de trazer informações de um modo bem simples para requerer a cidadania italiana, separamos três dicas fundamentais que devem ser adotadas antes de iniciar o processo.

1 – Elaboração da árvore genealógica

O primeiro passo e talvez um dos mais difíceis é a elaboração de sua árvore genealógica. Nesta etapa inicial enfrentamos várias dificuldades para encontrar informações com familiares ou até mesmo documentos antigos de nossos ancestrais.

Recebemos diariamente mensagens de várias pessoas que desistiram inúmeras vezes neste etapa. Com base em nossa experiência sabemos que por mais que seja difícil, sempre há sempre um caminho. Por isso estamos aqui para encorajar você a nunca desistir. Em casos de dúvidas agende uma reunião online.

O melhor caminho para preencher sua árvore genealógica e descobrir quem é o seu descendente italiano (dante causa), é conversando com familiares mais antigos. Acreditamos que esta seja a etapa mais difícil mas também super prazerosa, pois você poderá descobrir histórias incríveis sobre sua família.

Outro caminho para aqueles que não possuem muitas informações com familiares é consultar documentos de Inteiro Teor brasileiros. Com a emissão dos documentos, você poderá levantar dados importantíssimos sobre seu dante causa. Emitimos 2a via de Certidões Civis Brasileiras em formato de Inteiro Teor Digitada. Click aqui.

Preencha sua árvore genealógica online em nosso website Preencher árvore genealógica.

2 – Busca de documentos

Após preencher sua árvore genealógica e descobrir quem é o seu dante causa, você irá iniciar a busca dos documentos de nascimento na Itália. Lembrando que o documento de óbito brasileiro pode conter informações do local de nascimento.

Quando a informação disponível é apenas a província ou região na Itália, a pesquisa pelo documento fica um pouco mais trabalhosa. Mas ainda sim continua sendo possível encontrar a certidão de nascimento do dante causa.

Contrate nosso Serviço de Pesquisa.  

Após a emissão do Certificado di Nascita (certidão de nascimento italiana), temos que verificar se o dante causa não se naturalizou brasileiro. Apenas 5% dos imigrantes italianos no Brasil se naturalizaram. Se for esse o caso, não será possível seguir com o processo. A consulta de naturalização (CNN) está disponível para emissão gratuita na página do CNJ. Consulte aqui.

3 – Preparando os documentos

Vamos recapitular: elaboramos a árvore genealógica, emitimos a 2a a via da certidão de batismo ou nascimento do dante causa, consultamos a CNN e descobrimos que nosso antenato não se naturalizou brasileiro. O que fazer agora?

Neste momento do processo de cidadania indicamos que seja feito uma reanálise, procurando por erros de grafia entre o documento de nascimento do dante causa e os registros civis brasileiros.

Por que fazer esta revisão? É altamente provável encontrar erros de grafia ou divergências de datas. Com esta análise, você poderá solicitar a correção no próprio cartório brasileiro. Recomendamos retificar qualquer tipo de erro. Em caso de dúvidas contate nossa Reunião Online.

Você irá emitir documentos civis brasileiros desde o requerente até o óbito do dante causa do Brasil. Os documentos necessários para requerer a cidadania Italiana são certidões de nascimento, casamento e óbito.

Após a emissão de todos os documentos brasileiros, você irá fazer a tradução juramentada de todas as certidões, incluindo a CNN, para o italiano. Contrate sua Tradução Juramentada clicando aqui.  

Logo após a tradução, teremos que apostilar os documentos conforme convenção de Haia. Contrate seu Apostilamento de Haia clicando aqui.

Após os 3 passos acima, seus documentos estão prontos para iniciar o requerimento de cidadania italiana. Realizamos sua pasta de documentos com preços justos e toda nossa experiência.

Contratando nossos serviços você irá receber sua pasta pronta para viajar para Itália ou fazer o requerimento em qualquer consulado italiano no Brasil.  Agende sua reunião agora mesmo!

Acompanhe nosso blog da cidadania Italiana. Segue abaixo algumas dicas :

Iniciando sua árvore genealógica do ZERO;

Busca de Certidões na Itália;

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *