Certificado Italiano B1: Descubra O Que É e Como Obter

Você sabe o que é o certificado italiano b1, como funciona e onde solicitar?

O certificado italiano b1 é o grau básico através do qual se averigua a capacidade de comunicação idiomática (língua nativa) do indivíduo de maneira independente e apropriada.

Esse certificado comprova que a pessoa está apta a se comunicar de forma efetiva em vários ambientes ou circunstâncias.

Este quesito é um dos principais exigidos aos cônjuges (do italiano) que porventura ainda não sejam fluentes no idioma e gostariam de obter a cidadania italiana por meio da Cidadania via matrimônio. 

Leia este artigo até o final e veja todos os detalhes de como obter o certificado italiano B1.

O Que É o Certificado Italiano B1

Também conhecido como “exame B1” de proficiência da língua italiana, ele é essencial para que você possa dar entrada no pedido de cidadania italiana.

Assim, quando, nós falamos de exame B1 nos referimos à prova de proficiência italiana, de nível intermediário, que é feita para fins de cidadania italiana por casamento (naturalização) e por tempo de moradia na Itália.

Se você se encaixa em um desses dois casos (ou nos dois) vai precisar fazer a prova. 

De fato, muitas pessoas pensam em desistir quando sabem da necessidade da prova, mas olha, não desista.

Desde dezembro de 2018 foi aprovado o Decreto Salvini, no qual consta a obrigatoriedade da apresentação do certificado B1, comprovando a capacidade do requerente de falar e compreender o idioma italiano a nível intermediário, uma vez que ele está solicitando a cidadania. 

Nada mais justo, não é mesmo?

Sem o certificado da aprovação desta prova, não é possível pedir a naturalização por matrimônio nem permesso di soggiorno.

Para obter sua naturalização por matrimônio clique aqui!

Como Obter Certificado Italiano B1

Primeiramente, nenhuma escola de italiano poderá lhe dar um certificado italiano B1 concluído através de cursos. Isso porque o certificado é reconhecido apenas pelo ministério das relações exteriores da Itália.

Portanto existem duas maneiras de você obtê-lo, veja abaixo:

  • Diploma de estudos escolares na Itália;
  • Exame de proficiência aplicado por quatro instituições (Università di siena-esame cils; Università di perugia-esame celi; Società dante alighieri-esame plida; Roma 3-exame certi.it).

Mas não se preocupe, existe também a possibilidade de você fazer o exame aqui no Brasil, pois essas instituições fazem parcerias com corporações locais.

Falando em instituições, as que aplicam o exame são reconhecidas pelos ministérios de Educação e de Relações Exteriores, elas atestam o conhecimento do idioma segundo critérios do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), padrão reconhecido mundialmente.

Os exames são  aplicados de 2 a 3 vez ao ano, mas existe possibilidade de alterações pois a procura do certificado italiano B1 vem aumentando consideravelmente devido aos processos de naturalização.

As provas são realizadas na mesma data e em todos os países, para obter os resultados leva até 3 meses, pois as provas são enviadas e corrigidas na Itália.

Não perca essa oportunidade de adquirir seu certificado italiano B1 e consulte nossos especialistas, clique aqui!

Como Se Preparar Para A Prova

Ao estudar você se depara com tantos detalhes peculiares que podem te tirar a atenção. Afinal, são tantos conhecimentos para assimilar, não é mesmo?

“Então, se não posso compreender tudo de vez, como devo aprender? Mamma mia!”

Calma! 

Veja essas dicas que com certeza vai ficar mais prático para você se dar bem no seu exame e conseguir seu certificado italiano B1.

Você pode acessar um exemplo de prova online no Google, igual aqueles testes online de CNH aqui no Brasil. Com esse exemplar você pode treinar e se aperfeiçoar para aumentar seu conhecimento e reduzir sua taxa de erros no dia do exame.

Tem até como baixar as anteriores nos sites das instituições que as aplicam. Para treinar é ótimo, inclusive.

Ao público estrangeiro que deseja estudar italiano, o próprio poder administrativo da Itália oferece alguns Institutos Culturais que fornecem o ensino para adultos mediante uma tarifa. Confira as opções:

  • Belo Horizonte: Fondazione Torino;
  • Curitiba: C.C.I.; C.C.I.B.C. Dante Alighieri;
  • São Paulo: Comites; Instituto Italiano di Cultura di San Paolo;
  • Rio de Janeiro: Comitato Dante Alighieri; Istituto Italiano di Cultura;
  • Porto Alegre: A.I.S.M.
  • Vitória: A.L.C.I.E.S.

Ah, lembrando que mesmo que você reprove na prova, você pode fazer outra sem problemas, mas o lado bom é que você só paga o equivalente a modalidade na qual você reprovou.

Aqui no Brasil são aplicadas principalmente a prova CELI e a prova CILS para se obter o certificado B1 italiano. 

Essas provas acontecem poucas vezes no ano e é preciso se organizar com antecedência, estudar e procurar a instituição mais próxima para se inscrever.

Conclusão

Como você viu, o certificado italiano B1 se aplica quando um cônjuge não tem domínio sobre o idioma nativo italiano, no qual se aplica no processo de naturalização da cidadania italiana via matrimonial.

É importante salientar que esse quesito é obrigatório, pois o cônjuge deve provar a proficiência de comunicação.

Assim, o B1 é o nível básico da competência, verifica a capacidade linguístico comunicativa, necessária para usar a língua italiana com autonomia e de modo adequado nas situações mais frequentes da vida cotidiana.

Neste artigo, você também descobriu como obter o certificado italiano B1 de maneira detalhada, e as melhores dicas para você se preparar para o exame com maestria.

Lembrando que você pode contar com nossa assessoria e marcar uma reunião conosco.
Faça como tantos ítalo-brasileiros e adquira seu certificado italiano B1, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *