Cidadania Italiana Para Filhos: Veja Como Funciona!

Você já se perguntou como funciona a cidadania italiana para meus filhos? 

São de fato muitas dúvidas que surgem a esse respeito:

  • O que é preciso?
  • Quando se deve solicitar?
  • Quais benefícios ela pode trazer para o filho?

O reconhecimento da cidadania italiana traz vários benefícios e um deles é o passaporte europeu, que permite que seu filho, por exemplo, usufrua de uma das melhores educações do mundo.

Além disso, as melhores escolas e universidades dispõem de ótimos preços, descontos e bolsas de estudo. 

Esta é apenas uma das vantagens da cidadania italiana para seus descendentes. 

Para saber todos os outros detalhes fique conosco até o final!

Quem E Quando Se Pode Solicitar Cidadania Italiana Para Filhos

Antes de tudo é fundamental você analisar duas coisas: seus filhos são menores ou maiores de idade?

Porque em cada caso o processo ocorre de forma diferente e pode-se usar alguns métodos como a pasta familiar para obter o reconhecimento no caso de um maior de idade.

Veja abaixo essas maneiras:

1.Cidadania Italiana Para Menores

A cidadania para filhos menores de idade é adquirida automaticamente em conjunto com os pais. No entanto, é necessário levar certidão de nascimento em inteiro teor traduzida e apostilada.

Aqui na Docitaly você conta tanto com o serviço de Apostilamento de Haia quanto com o de Tradução Juramentada.

Assim sendo, no caso da cidadania italiana para menores de idade, os filhos serão reconhecidos italianos mas não residentes. 

Por isso, eles só poderão ter o passaporte italiano quando for transferido o seu AIRE (registro de italianos residentes no exterior) para o consulado italiano onde eles irão morar.

Cada caso deve ser estudado de forma personalizada, pois existem algumas comunas que não fazem a transcrição do filho menor se a criança não estiver na Itália.

2.Cidadania Italiana Para Filhos Maiores

No caso dos filhos maiores de 18 anos, todos os trâmites do reconhecimento da cidadania italiana  devem ser  cumpridos. 

Nesse caso, pode-se reconhecer a cidadania por via administrativa, judicial ou por fila consular.

Dependendo do processo pode-se verificar se o filho maior de idade pode utilizar a mesma pasta familiar, o que já economiza um grande processo burocrático.

Se você quiser saber mais sobre como obter o reconhecimento da cidadania italiana  com pasta familiar leia este artigo aqui!

Documentos Necessários Para Conseguir Cidadania Italiana Para Filhos Menores

Os documentos necessários nesse caso são:

  • Certidão de nascimento do(s) filho(s) menor(es);
  • Informações cadastrais do AIRE atualizadas e de seu Registro Civil;

Todos esses dados de alteração no registro civil, mesmo sendo um procedimento burocrático,  devem ser atualizados/informados junto ao Consulado Italiano, onde o AIRE está registrado.

Ao se tornar um cidadão italiano, você dispõe de várias vantagens, mas  também há alguns deveres para que seus direitos sejam conservados.

Por exemplo, caso as informações do AIRE não estiverem devidamente atualizadas, algumas consequências possíveis são:

  • Seus filhos não têm a cidadania reconhecida;
  • Causa objeção para pedir ou atualizar o passaporte italiano ou ID italiana;
  • Filhos não inscritos até a maioridade, perdem o direito à cidadania automática, ou seja, precisam passar por todos os trâmites de reconhecimento de cidadania, confrontando períodos maiores e custos econômicos e burocráticos.

Por isso, para você não perder nenhuma dessas vantagens e benefícios, faça uma reunião com nossa assessoria onde podemos ajudá-los, clique aqui.

Vantagens da Cidadania italiana Para Filhos

Ao passar sua cidadania italiana para seu filho ele obterá muitos privilégios tanto culturalmente, quanto na parte acadêmica e o maior de todos: que é a qualidade de vida.

Vejamos alguns desses proveitos à fundo: 

1.Educação Barata E De Qualidade

A educação na Itália sempre tem sido uma das que mais cresce no mundo constantemente, e isso de fato é determinante na construção de uma vida de qualidade. 

Além disso, a educação italiana pode agregar em fundamentos que podem ser úteis até no desenvolvimento pessoal, e no decorrer da carreira profissional. 

O reconhecimento da cidadania italiana além de proporcionar o sonho de conhecer as suas raízes e a do seu antenato, sem dúvidas pode possibilitar um presente com alta qualidade de vida e um futuro brilhante para seu filho.

2.Livre Acesso À União Europeia

Esse sem dúvidas é um dos maiores benefícios entre tantos do passaporte italiano: você e seus filhos terem livre acesso para a União Europeia. 

Já pensou na possibilidade de conhecer novas culturas e fazer turismo sem visto de forma eficaz e sem burocracia nas cidades mais belas do mundo?

Pois saiba que tudo isso passa a ser permitido para você e para o seu filho, afinal vocês se tornaram cidadãos europeus. 

Além disso, viagens para o exterior podem trazer um networking absurdo, isto é, podem surgir várias amizades tanto em viagens quanto em intercâmbios.

Ou seja, aquele cafezinho ou bate-papo descontraído pode gerar uma grande oportunidade através de insights ou indicações.

Conclusão

Se você tinha dúvidas de como funciona o reconhecimento de cidadania italiana para filhos, com este artigo é bem provável que todas suas dúvidas foram sanadas.

Afinal, você viu como funciona o reconhecimento para maior e menor de idade, e também as vantagens que a cidadania italiana pode trazer para seu filho.
Agora que você tirou todas as suas dúvidas, e está convicto dos benefícios que o passaporte italiano pode trazer para um futuro próspero para seu filho, venha reconhecer sua cidadania italiana com nossos especialistas clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *