Como conseguir Cidadania Italiana Sem Falar Italiano é Possível

Como conseguir Cidadania Italiana Sem Falar Italiano: é Possível?

Talvez você que esteja buscando como conseguir a sua cidadania italiana se depare com a seguinte pergunta: “será que eu preciso falar italiano para que eu tenha sucesso nesse processo?”.

Antes de mais nada, é preciso que você saiba que essa dúvida é muito comum.

Por isso, nós da Docitaly preparamos este conteúdo especialmente para você compreenda quando é preciso e quando é dispensável falar italiano.

Fique de olho até o final!

Quando falar italiano é dispensável para conseguir a cidadania italiana?

Apesar de não ser necessário falar italiano para que você obtenha sua cidadania por meio da descendência italiana, há alguns casos que sim, é preciso ter um conhecimento básico sobre o idioma. 

Ou seja, se você tiver em sua linhagem algum parente italiano, você pode conseguir sua cidadania sem falar um “a” em italiano, capiche?

De fato, pode ser um grande desafio encontrar em qual comune nasceu o seu ascendente italiano. 

Por isso, nós da Docitaly temos uma equipe especializada no trabalho Pesquisa de Certidão Italiana. Em nosso repertório, temos mais de 1500 certidões localizadas e um grau de assertividade de 90%.

Se você ainda não sabe qual é a origem dos seus parentes italianos, saiba que identificá-la é o 1º passo para que você dê entrada no processo judicial e consiga sua cidadania. 

Caso você contrate nosso serviço de Pesquisa de Certidão Italiana e, por algum motivo, nós não consigamos encontrar onde seu familiar nasceu, nós reembolsamos 75% do valor total investido. Para saber mais sobre isso, clique aqui!

Além disso, vale ressaltar que não há necessidade do conhecimento do idioma italiano tanto para a via administrativa (feita junto ao Consulado Italiano no Brasil) quanto pela via contra fila consular (realizada por meio de processo judicial no Tribunal de Roma).

A diferença principal entre essas duas vias é que a administrativa é bem mais demorada (podendo levar mais de 10 anos, pois depende do tamanho da fila do consulado).

Ok, agora você já sabe quando falar italiano é dispensável para conseguir a cidadania italiana. Mas quando é essencial ter o conhecimento básico desse belíssimo idioma?

Veja na sequência!

Em quais situações é indispensável ter proficiência para conseguir cidadania italiana?

Como você já sabe, nos casos em que se tem ligação de sangue com um parente italiano, não é preciso ter domínio nenhum do idioma.

Por outro lado, desde dezembro de 2018, o certificado de proficiência é indispensável em alguns casos de naturalização.

Essa mudança surgiu com o chamado Decreto Salvini que foi convertido em lei e trata de diversos temas ligados à segurança da Itália. 

→ A obtenção da cidadania for através do matrimônio (naturalização)

Se você se casa com alguém que possui a cidadania italiana, você tem o direito de conseguir esse benefício também.

No entanto, a partir do Decreto Salvini (que ganhou esse nome por conta do político italiano Matteo Salvini), o Governo Italiano passou a enrijecer a imigração de estrangeiros na Itália, condicionando isso ao atestado de proficiência intermediária no idioma.

Isto é, para obter a cidadania italiana pelo casamento passou a ser necessário apresentar a certificação B1 ou superior. 

Neste caso, o certificado deverá ser apresentado juntamente com toda documentação solicitada no início do processo.

Se você quer obter todas as informações necessárias para conseguir a naturalização italiana pelo casamento, nós da Docitaly podemos ajudar! Clique aqui e saiba mais!

→ Reconhecimento por tempo de residência na Itália (naturalização)

De forma geral, depois de 3 anos vivendo na Itália, obtém-se o direito de conseguir cidadania italiana por meio da naturalização por tempo de residência. Mas como as coisas não são tão simples, é preciso obter novamente o certificado B1.

Nesse momento do artigo, você deve estar se perguntando: “o que eu preciso saber para conseguir esse tal de certificado B1?”.

Fique tranquilo, pois vamos explicar como funciona na sequência…

Qual é o nível de proficiência necessário para conseguir a cidadania italiana?

O certificado B1 na verdade é uma nota que você recebe por ter um conhecimento intermediário na língua italiana. 

Esse padrão de avaliação foi definido pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) que decretou normas padronizadas para avaliar a proficiência em vários idiomas usados nos países europeus.


O QECR é dividido em seis níveis de referência (do avançado ao básico, respectivamente) A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Ou seja, para conseguir a cidadania italiana nos casos de naturalização por casamento ou tempo de permanência é preciso obter nota B1, A2 ou A1 no teste.

Tal certificado deve ser reconhecido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália e atesta que quem o possui é capaz de ter uma conversa simples acerca dos mais variados assuntos do dia a dia.

Além de demonstrar boa interpretação de texto, análise de estruturas de comunicação, leitura e domínio de vocabulário, para obter o certificado B1 é preciso ter habilidade de compreender mensagens faladas a ponto de decodificar o assunto principal tratado ali.

Para saber mais sobre o certificado B1 veja este artigo!

Como aprender a falar italiano para conseguir a cidadania

Embora nossa cultura seja inundada por referências italianas, não é tão simples assim aprender esse idioma.

Por isso, nesse tópico separamos algumas dicas para você aprender italiano e chegar ao nível intermediário.

A 1ª dica é baixar o aplicativo Duolingo. 

Apesar de ser simples, o Duolingo é bastante interessante para quem quer aprender um novo idioma. 

Afinal, você pode acessá-lo do seu celular e treinar algumas das competências que serão cobradas na prova de proficiência.

O 2º ponto é praticar bastante a prova em si.

Na Internet você pode encontrar vários simulados que vão te ajudar muito na preparação para a prova real. 

Por último, busque ter contato com o idioma italiano no seu dia a dia. 

Nesse contexto, você pode configurar seu celular e notebook para o idioma italiano ou talvez fazer amizades com nativos italianos.

Assim, você aprenderá italiano de uma forma eficaz e divertida!

Conheça a assessoria especializada Docitaly!

Nós da Doce Italy somos uma empresa especializada em árvore genealógica, pesquisa de certidões civis e religiosas, emissões de 2ª via de certidões civis e religiosas.

Fornecemos toda a assessoria para o sucesso da sua cidadania Italiana, desde pesquisas e busca de documentos na Itália, tudo isso a um preço justo!
Para saber mais sobre nosso serviço de assessoria clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *