Como Aproveitar Pasta Familiar Para Cidadania Italiana

Quando se trata de cidadania italiana é evidente que a pasta familiar é umas das maiores bagunças na cabeça dos ítalo-brasileiros.

Para você ficar totalmente por dentro do assunto, nós da Docitaly preparamos este texto no qual você vai aprender como aproveitar a pasta familiar para cidadania italiana e desvendar de uma vez por todas alguns mitos relacionados ao assunto.

Assim, fique até o final deste artigo e aproveite o material!

Pasta Familiar Para Cidadania Italiana: Recurso Nos Comunes Na Itália

A maior vantagem da pasta familiar é a otimização de tempo. Principalmente pelo fato do seu parente ter feito todos os processos burocráticos “por você”.

Nesse processo, ter contato com o parente solicitante da cidadania é muito relevante para a facilitação e agilização desse recurso.

Acima de tudo é necessário saber em qual comune o seu parente facultou ou está residindo, pois cada comune tem sua gestão e burocracia. 

O que você vai precisar para dar início é só da assinatura do seu parente autorizando o comune a usar os documentos dele (a papelada fica arquivada nos comunes ou no consulado).

No entanto, não significa que não vai precisar fazer mais nada, mas sim que você adiantará o processo do reconhecimento. O fato de você “deixar” de procurar algum documento já ajuda você na agilidade do processo.

Ou seja, você só vai precisar dessa diferença de documentos, pois todas as informações do seu antenato já foram feitas pelo seu congênere e tudo já vai estar bem adiantado.

Para informações mais detalhadas faça uma reunião online conosco, clique aqui e converse com nosso time que reúne os maiores especialistas do mercado de cidadania italiana.

Pasta Familiar Processo No Consulado Italiano No Brasil

Posso usar a pasta familiar com processo no Consulado Italiano no Brasil?

Infelizmente não, porque o requerimento trata-se de protocolos e trâmites independentes.

Por isso é bom estar muito atento, pois você sendo um novo requerente precisa de uma autorização e entra no final da fila consular.

Neste caso, ter um congênere que teve o reconhecimento no consulado no Brasil não ajuda em nada.

A única “ajuda” (isso no caso do Consulado italiano no Brasil como está sendo explicado aqui) seriam as cópias que seu parente fez, facilitando sua busca.

Importante destacar que a divisão da pasta é diferente do aproveitamento da pasta, que talvez você já tenha ouvido falar no caso da Cidadania pela via Administrativa.

É sempre recomendado analisar caso a caso, de maneira a verificar a viabilidade do referido procedimento.

Mas, de maneira geral, quando a família se prepara para fazer o processo de reconhecimento da Cidadania Italiana em conjunto, isto é, no mesmo processo, é totalmente possível preparar apenas uma pasta para todos!

Qual A Diferença Entre Divisão E Aproveitamento Da Pasta Familiar?

A Divisão da pasta seria quando se junta os familiares e dividem todos os custos que envolvem:

Por outro lado, o aproveitamento da pasta seria basicamente você ter todo esse atalho citado acima disponível para você. 

Nesse caso, você só necessita complementar com alguns documentos para prosseguir com o reconhecimento

Fraudes No Reconhecimento Da Cidadania Italiana

Muitas ocorrências vêm acontecendo em relação ao reconhecimento italiano e é preciso ter cuidado com as fraudes. 

Infelizmente, a procura por atalhos menos burocráticos aumentou o número de quadrilhas que falsificam documentos com a ajuda de servidores públicos e policiais italianos corruptos.

Muitas promessas vêm propondo que os descendentes de italianos, em posse de documentos que comprovem tal origem, podem requerer a cidadania em qualquer cidade italiana desde que comprovem residência fixa no local.

A decisão abriu uma brecha para a criação de agências que prometem serviços rápidos principalmente pelas redes sociais. 

Por isso, é importante ficar atento quanto aos serviços disponíveis por aí.

Conclusão

Como foi dito no começo do artigo, a pasta familiar é dos tópicos que mais confundem os ítalo-brasileiros. 

Neste material tentamos explicar sobre o assunto da maneira mais didática e detalhada possível a fim de sanar suas dúvidas.

De fato, se você já tem um familiar que passou por todo o processo judicial para conseguir a cidadania italiana, você pode aproveitar a pasta para a sua própria jornada. No entanto, caso você não tenha todas as informações para o Pedido da Certidão Italiana, nós da Docitaly podemos te ajudar. Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *