Como Saber Se Minha Cidadania Italiana Foi Aprovada?

Uma das maiores dúvidas de quem entra na busca pela dupla cidadania é: como saber se minha cidadania italiana foi aprovada?

De fato, há muita confusão e pouca informação de qualidade a respeito desse tópico tão importante para os ítalo-brasileiros.

Afinal, o sonho de morar na Itália e de poder usufruir de todos os benefícios de um passaporte italiano, cresce cada vez mais aqui no Brasil.

Mas para que esse sonho não se torne um verdadeiro pesadelo, é preciso que você busque o auxílio de empresas sérias que irão te orientar corretamente e amparar durante todo o processo.

A Docitaly tem mais de 1500 certidões italianas em nosso banco de dados e tem orgulho de já ter ajudado várias pessoas a conseguirem obter a cidadania italiana.

Se você quer saber mais sobre como nós podemos te ajudar a conseguir sua aprovação, continue por aqui até o final!

Boa leitura!

Como saber se a minha cidadania italiana é viável de ser aprovada?

Antes de qualquer coisa, o 1º passo que você deve dar rumo a sua cidadania italiana é verificar os pré-requisitos e se você está apto ou apta a prosseguir no processo.

Mas não precisa se desesperar, a boa notícia é que cerca de 15% dos brasileiros têm total direito de obter a tão sonhada cidadania italiana.

Afinal, em nossas veias correm sangue de imigrantes italianos que vieram em grande volume ao Brasil devido a guerras, dificuldades e outros motivos.

Para saber mais sobre a imigração italiana no Brasil, leia o nosso artigo!

Além disso, muitas pessoas têm familiares italianos em sua linhagem sem fazer a mínima ideia disso!

Se esse é o seu caso ou se você não tem muita certeza acerca dos seus antepassados, a melhor escolha é preencher a sua árvore genealógica.

Mesmo que você não conte com muitos dados sobre seus entes, nós da Docitaly temos uma equipe de especialistas capaz de “ligar os pontos” e lançar luz sobre uma questão que antes estava completamente escondida.

Uma vez verificada qual é a sua linhagem, você pode ir atrás dos documentos necessários para dar entrada no seu processo de obtenção de cidadania. São eles:

  • Certidão de nascimento sua
  • Certidões de casamento, nascimento e de óbito dos ascendentes até o seu ente italiano.

Nós da Docitaly recomendamos que você procure a via contra fila consular, uma vez que tentar obter a cidadania via Consulado é bastante burocrático.

Por outro lado, a opção da via judicial é muito mais prática, pois um advogado da nossa confiança cuida, de forma bem mais dinâmica, do seu processo junto ao Tribunal de Roma na Itália sem que você precise sair do Brasil.

Além dessa opção, há a cidadania por meio do casamento, sobre a qual vamos explicar um pouco mais a seguir:

Naturalização por casamento

Contrair matrimônio com o cidadão ou cidadã italiana é uma das formas de obter sua dupla cidadania.

No entanto, alguns requisitos devem ser preenchidos.

É preciso avaliar duas circunstâncias:

  • Se o casamento foi realizado na Itália ou no Brasil
  • E se há filhos provenientes de tal união.

Uma vez que o casamento tenha sido realizado no Brasil, deve-se esperar os seguintes períodos de tempo para cada caso:

  • Se não houver filhos – 3 anos
  • Caso haja filhos – a espera é de 1 ano e meio até que o cônjuge não italiano possa dar entrada no pedido de cidadania italiana.

Por outro lado, caso o casamento tenha sido contraído na Itália, os tempos de espera são diferentes. Veja só:

  • Caso não haja filhos – 2 anos de espera
  • Em caso de filhos – apenas 1 ano de espera.

Se você quiser saber mais sobre esse processo, contrate a nossa Assessoria para o Processo de Naturalização por casamento!

Como saber se a minha cidadania italiana foi aprovada?

A partir do momento que você decidiu por determinada via, uma pergunta certamente virá à sua mente: como saber se a minha cidadania italiana foi aprovada?

É claro que cada caso é único e por isso é ideal que você contrate uma assessoria antes de iniciar o processo.

Mas de uma forma geral, assim que sua certidão negativa de naturalização é reconhecida, ou seja, a partir do momento em que é comprovado que seu ascendente italiano não se naturalizou brasileiro, você estará a um passo da cidadania italiana.

Nesse contexto, você provavelmente receberá uma ligação do Ufficio Cittadinanza, isto é, da prefeitura na qual você deu entrada para o processo de cidadania e eles te darão a notícia que fará você abrir um sorriso de orelha a orelha.

Então você precisará preencher o que se chama de Domanda di Riconoscimento della Cittadinanza em que você deve colocar os seguintes dados:

  • Seus dados pessoais
  • Seus parentes da forma como consta em sua árvore genealógica
  • O local onde seu ascendente italiano nasceu
  • A data em que ele imigrou para o Brasil
  • Solicita e autoriza seus documentos a serem transcritos para o livro de registro de nascimentos da Comune em questão

Caso você necessite de apoio com serviços documentais, nós da Docitaly podemos te ajudar. Confira os nossos serviços relacionados às certidões online!

Perfeito. 

Com isso tudo feito, você receberá seu Estratto Per Riassunto Dell’Atto Di Nascita e estará habilitado ou habilitada para dar entrada no seu tão aguardado passaporte italiano!

Respondemos sua pergunta sobre como saber se minha cidadania italiana foi aprovada?

Nós realmente esperamos que após a leitura desse artigo você tenha entendido a resposta para a pergunta “Como saber se minha cidadania italiana foi aprovada?”

Caso você possua alguma dúvida sobre o seu caso no que tange a obtenção da sua cidadania italiana, não se desespere. 

A Docitaly conta com uma equipe de profissionais especializados em ajudar pessoas exatamente na sua situação.
Por isso, agende agora mesmo uma reunião com nossa equipe por meio da nossa assessoria cidadania italiana!

Comments 4

  1. Eu tenho essa dúvida em processos no consulado italiano de São Paulo. Me disseram que estava tudo ok quando entreguei a documentação e que eu deveria apenas “aguardar”. A partir daí não tenho mais notícia alguma, ouvi relatos de pessoas que estão há mais de um ano aguardando uma resposta do consulado que nunca chega. Será que a Comune saberia nos informar se a documentação já foi transcrita?

  2. Bom Dia
    Por gentileza: entrei com pedido de Reconhecimento de Cidadania no Consulado de São Paulo. Sei que as outras pessoas das quais tenho procuração já receberam suas cidadanias.
    Entretanto, verifiquei que o email que eu coloquei no meu caso foi redigido errado e, portanto, não recebi nenhum comunicado.
    Existe alguma outra maneira de verificar se meu reconhecimento foi deferido
    Muito Agradecido
    Aldo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *